Home Construção Civil
Informações/Produtos
Laboratorio de Solos
DNIT firma parceira
Regularização Ambiental
Todas Páginas
Responsável Técnico
Henrique Mateo Martinho
Engenheiro Civil
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Parte da crosta terrestre é recoberta de material não consolidado que está em contacto com a atmosfera. Esta parte recebe várias denominações. Para os geólogos é chamada de REGOLITO. Para os engenheiros, SOLO. Para a agricultura, SOLO SUPERFICIAL.

Apesar destas denominações, sempre que se pretende trabalhar esta parte da crosta, é necessário que se tenha conhecimento de sua origem e composição.  

Para o controle adequado dos solos é necessário identificá-los corretamente. A falta de tempo ou de meios faz com que freqüentemente sejam encontradas soluções indesejáveis.

A investigação do solo, como requisito preliminar nas obras da engenharia, já é um trabalho plenamente reconhecido como necessário à orientação segura e econômica ao projeto em estudo. A confiabilidade nos resultados dos ensaios depende fundamentalmente da qualidade e da representatividade da amostra retirada do solo.

O Laboratório de Mecânica dos Solos da FUNTAC vem auxiliar em uma solução mais econômica para cada tipo de solo, buscando conciliar a execução no canteiro da obra com as normas pertinentes.

As atividades desenvolvidas passam pela identificação visual do material no campo, bem como, ensaios físicos (consistência, plasticidade, granulometria, limites, massa específica,) e mecânicos (compactação) em laboratório. Um outro papel importante são as consultorias e os controles de qualidade em obras civis passando do controle parcial até controle mais efetivo com definição de jazida, estudo de sondagem a trado e/ou a percussão, estudo da determinação da estabilidade do pavimento com adição de outros matérias, definição da mistura adequada para cada tipo de material, controle em campo e acompanhamento da vida útil do pavimento.